Inovação social em extensão universitária: percepção dos atores envolvidos quanto às práticas cocriativas e geração de valor

Resumen

O artigo tem como objetivo avaliar as dimensões de inovação social em um projeto de extensão universitária intitulado “Controle Social: Aprenda a ser um Auditor Social”, explorando as práticas cocriativas e o valor percebido pelos atores envolvidos (alunos e coordenador do projeto). A pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa, a partir de pesquisa documental e entrevistas com o coordenador e os alunos partícipes do projeto. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo com categorias definidas a priori, considerando as dimensões de inovação social em projetos de extensão propostas por Tardif e Harrisson (2005). Os resultados evidenciaram que as atividades das oficinas, cocriadas entre professores e alunos, contribuíram para a aprendizagem do trabalho coletivo; evidenciaram ainda que a participação efetiva viabilizou a formação de redes e de parcerias para a potencialização da aprendizagem e da transformação social. Observou-se que os alunos consideraram-se beneficiários e multiplicadores da metodologia, reconhecendo o potencial inovador e social do projeto, tanto na integração com os professores, para a produção de novas metodologias de ensino, como na possibilidade de levar novos conhecimentos, inclusão e empoderamento para a comunidade.

Biografía del autor/a

Eloisa Gonçalves da Silva Torlig, PPGA/ Universidade de Brasília
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA / UnB). Mestre em Administração Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA / UnB). Graduada em Turismo pela Universidade Estadual de Goiás (2009).
Pedro Carlos Resende Junior, PPGA/ Universidade de Brasília
Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA/UnB). Doutor em Administração pela Universidade de Brasília. Pós-Doutorado em Gestão da Inovação pela Universidade do Minho (Portugal). Pesquisador Titular da Universidade de Brasília. Pós-graduação em Engenharia da Informação. Pós-graduação em Qualidade e Produtividade. Pós-graduação em Marketing. Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados.
Lana Montezano, PPGA/ Universidade de Brasília
Doutora em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília (PPGA / UnB). Professora do MBA em Gestão de Pessoas da UnB. Pesquisadora do Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo – LineGov/UnB e do Grupo de Pesquisas em Gestão de Pessoas, Clientes & Cidadãos – GP2C2/UnB. Especialista em Administração de Recursos Humanos – FGV/Núcleo Brasília. Graduada em Administração pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
Ricardo Ken Fujihara, Faculdade SENAC/DF
Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB). Linha de pesquisa: comportamento e tecnologia do consumidor. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB): Linha de Pesquisa: Gestão do Conhecimento. Pós-graduado em Estatística - Métodos Quantitativos (UnB), Gestão de Pessoas (UnB), Marketing (FGV), Administração Financeira (FGV) e Auditoria (FGV). Técnico em Contabilidade (SENAC). Certificado em Gerente de Comércio Eletrônico e Marketing Digital. Estatístico Sênior do Correio Brasileiro. Professor de Estatística e Métodos Quantitativos na Faculdade SENAC.
Publicado
2021-03-23
Cómo citar
Gonçalves da Silva Torlig, E., Carlos Resende Junior, P., Montezano, L., & Ken Fujihara, R. (2021). Inovação social em extensão universitária: percepção dos atores envolvidos quanto às práticas cocriativas e geração de valor. REVISTA EIXO, 10(1), 94-105. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i1.860