A Formação de Professores para o Ensino de Computação na Educação Básica
Resumen
O objetivo deste ensaio é trazer contribuições para a formação de professores no âmbito das licenciaturas em computação que possibilitem a promoção de práticas efetivas e relevantes na educação básica. Além disso, busca promover as discussões para a proposta de um referencial de currículo de computação para a educação básica no Brasil. Considerando o grande desafio que enfrentam as instituições formadoras, faremos apontamentos sobre: a formação de professores e a legislação de ensino no Brasil; a proposta dos referenciais de formação para os Cursos de Licenciatura em Computação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC); e a importância de ressignificar a formação de professores apresentando contribuições para reflexões discursivas e interacionais.
Publicado
2020-08-03
Cómo citar
Micaela Tourné Echenique, & Roberto Duarte Fontes. (2020). A Formação de Professores para o Ensino de Computação na Educação Básica. REVISTA EIXO, 9(2), 77-86. https://doi.org/10.19123/eixo.v9i2.852
Sección
DOSSIÊ 1
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).