A importância de um curso de capacitação em Consciência Fonológica para formação de professores e estudantes da área de Educação

  • Ariane Aparecida de Oliveira UENP
  • Marília Bazan Blanco UENP

Resumen

O processo de alfabetização requer o desenvolvimento de habilidades preditoras, como a habilidade de consciência fonológica, que é a capacidade de refletir e manipular os sons da fala em todas as suas unidades. Essa habilidade é considerada chave para a aquisição da leitura e da escrita, pois muitos de seus componentes devem ser desenvolvidos antes desse processo, enquanto outros são recorrentes dessa aprendizagem. É consonante, naspesquisas, que a estimulação da habilidade de consciência fonológica deve acontecer de forma sistemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, durante o processo de alfabetização. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar, em um curso de formação inicial e continuada de professores, as contribuições de uma capacitação para a estimulação da consciência fonológica na Educação Infantil. Após a análise dos resultados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), foi possível identificar que houve mudança na concepção da maioria dos participantes sobre a definição de consciência fonológica e sobre a sua importância na Educação Infantil, assim como relatos de influência positiva do curso para a melhoria das práticas pedagógicas.
Publicado
2021-03-23
Cómo citar
Oliveira, A. A. de, & Marília Bazan Blanco. (2021). A importância de um curso de capacitação em Consciência Fonológica para formação de professores e estudantes da área de Educação. REVISTA EIXO, 10(1), 4-12. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i1.717