A importância de um curso de capacitação em Consciência Fonológica para formação de professores e estudantes da área de Educação
Resumen
O processo de alfabetização requer o desenvolvimento de habilidades preditoras, como a habilidade de consciência fonológica, que é a capacidade de refletir e manipular os sons da fala em todas as suas unidades. Essa habilidade é considerada chave para a aquisição da leitura e da escrita, pois muitos de seus componentes devem ser desenvolvidos antes desse processo, enquanto outros são recorrentes dessa aprendizagem. É consonante, naspesquisas, que a estimulação da habilidade de consciência fonológica deve acontecer de forma sistemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, durante o processo de alfabetização. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar, em um curso de formação inicial e continuada de professores, as contribuições de uma capacitação para a estimulação da consciência fonológica na Educação Infantil. Após a análise dos resultados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), foi possível identificar que houve mudança na concepção da maioria dos participantes sobre a definição de consciência fonológica e sobre a sua importância na Educação Infantil, assim como relatos de influência positiva do curso para a melhoria das práticas pedagógicas.
Publicado
2021-03-23
Cómo citar
Oliveira, A. A. de, & Marília Bazan Blanco. (2021). A importância de um curso de capacitação em Consciência Fonológica para formação de professores e estudantes da área de Educação. REVISTA EIXO, 10(1), 4-12. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i1.717
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).