PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES QUANTO AO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS ARTICULADAS ÀS NOVAS TECNOLOGIAS NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE DE SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLA
Resumen
O objetivo geral é analisar as configurações do curso técnico subsequente de Secretaria Escolar frente às metodologias ativas articuladas às novas tecnologias educacionais. Trata-se de um estudo de caso, ancorado na perspectiva metodológica do materialismo histórico-dialético.Citas
.REFERÊNCIAS
BEHAR, Patricia Alejandra et al. Competências: conceito, elementos
e recursos de suporte, mobilização e evolução. In: BEHAR, Patricia
Alejandra (Org.). Competências em Educação a Distância. Porto
Alegre: Penso, 2013.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir, relatório para
a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século
XXI. Paris: UNESCO, 2010.
DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às
apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5.
ed. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política - Livro I. 34.
ed. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. 3. ed. ed. São
Paulo: Martins Fontes, 2007.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos
ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34,
p. 152–166, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/
v12n34/a12v1234>.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).