PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES QUANTO AO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS ARTICULADAS ÀS NOVAS TECNOLOGIAS NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE DE SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLA

  • Jennifer de Carvalho Medeiros

Abstract

O objetivo geral é analisar as configurações do curso técnico subsequente de Secretaria Escolar frente às metodologias ativas articuladas às novas tecnologias educacionais. Trata-se de um estudo de caso, ancorado na perspectiva metodológica do materialismo histórico-dialético.

References

.REFERÊNCIAS

BEHAR, Patricia Alejandra et al. Competências: conceito, elementos

e recursos de suporte, mobilização e evolução. In: BEHAR, Patricia

Alejandra (Org.). Competências em Educação a Distância. Porto

Alegre: Penso, 2013.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir, relatório para

a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século

XXI. Paris: UNESCO, 2010.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às

apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 5.

ed. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política - Livro I. 34.

ed. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. 3. ed. ed. São

Paulo: Martins Fontes, 2007.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos

ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34,

p. 152–166, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/

v12n34/a12v1234>.

Published
2018-12-17
How to Cite
Medeiros, J. de C. (2018). PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES E PROBLEMATIZAÇÕES QUANTO AO USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS ARTICULADAS ÀS NOVAS TECNOLOGIAS NO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE DE SECRETARIA ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLA. REVISTA EIXO, 7(2), 70-77. https://doi.org/10.19123/eixo.v7i2.622