MÉTODOS AVALIATIVOS UMA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APLICADOS POR DOCENTES À TURMA DE FORMANDOS DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Resumen
RESUMO Considerando as dificuldades de alguns docentes, que atuam há muitos anos na educação superior, encontram ao definir, distinguir e aplicar os mais variados instrumentos avaliativos ou como estes se constituem para uma avaliação mediadora, este artigo traz uma análise a respeito da funcionalidade e aplicabilidade de alguns métodos trabalhados por docentes na turma de formandos do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco. Onde, utilizando-se de um questionário, através de uma amostragem com alguns docentes, foram apontados problemas, assim como se obteve sugestões de como possa melhorar a qualidade dos resultados das avaliações no final do curso prevendo uma melhor formação profissional através do feedback contínuo no processo de aprendizagem durante o curso. A análise se fundamentou em pesquisa de campo, com finalidade exploratória, realizada na Universidade de Pernambuco, baseando-se também em fontes bibliográficas que puderam reforçar informações importantes no que se refere aos instrumentos de avaliação, definições e aplicabilidades. O que constatou que se faz necessária uma atualização profissional, através de capacitações, para promover a construção de outros métodos avaliativos e intermediá-los com os instrumentos já utilizados até o presente.Citas
ARRUDA, B. K. G. de. (Oganizador) A educação profissional em saúde e a realidade social. Série: Publicações Científicas do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP). N. 1. Recife, 2001.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez 1996.
GIL, A. C. Didática do Ensino Superior. Atlas: 2011.
HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. São Paulo, 2012. Cap. 4, p.77-116.
HOFFMAN, J. Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Ed. Mediação. 2012.
HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação & Realidade, 2000.
LIBÂNEO, J. C. Didática. Coleção Magistério 2º grau. Série: Formando Professor. São Paulo. Cortez, 1994.
LIBÂNEO, J. C. Os métodos de ensino. São Paulo: Cortez, 1994. P. 149-176.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 6ª edição. São Paulo. Cortez, 1997.
MORETTO, V. P. Prova um momento privilegiado de estudos e não um acerto de contas. DP & A Editora, RJ, 2005.
___________. “Construtivismo a produção do conhecimento em aula”. DP & A Editora, RJ, 2003.
SALLA, Fernanda. Neurociência: como ela ajuda a entender a aprendizagem. Nova Escola. Edição 253, 15 de Junho de 2012. Disponível em:
<https://novaescola.org.br/conteudo/217/neurociencia-aprendizagem> Acesso em: 29 ago 2017.
WALLON, H. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. São Paulo. Vozes, 2008.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).