ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA

Resumen

Este artigo de cunho teórico objetivou apresentar uma proposta metodológica no processo de ensino e aprendizagem de estatística na educação básica. O ato de ensinar e aprender e a contextualização em estatística são critérios relevantes para alcançarmos nossos objetivos nesta prática educacional. Através de uma atividade pesquisa, na própria escola, é possível desenvolver diversos conceitos de estatística com alunos do ensino fundamental, entre eles: coleta de dados, tabulação de dados, gráfico estatístico e medidas estatísticas. Espera-se que este trabalho possa aproximar o estudo de estatística na educação básica, no intuito de provocar no aluno aprendiz o despertar para pesquisa.  

Biografía del autor/a

EDEL ALEXANDRE SILVA PONTES, Instituto Federal de Alagoas
Doutor em Ciências da Educação (Ensino de Matemática) pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC); Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Câmpus Rio Largo e Professor do Departamento de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IF-AL). É professor (visitante) do curso de Mestrado em Matemática da Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) e do cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Matemática da Universidad San Carlos (USC). Editor-Chefe da Revista Científica Psicologia & Saberes (ISSN 2316-1124). Membro do conselho científico da revista eletrônica Diversitas Journal (ISSN 2525-5215) e da revista Ciência, Consciência e Humanismo da Fundação Jayme de Altavilla (FEJAL). Tem experiência na área de Educação Matemática e Estatística, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Matemática e Psicometria

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Publicado
2018-12-18
Cómo citar
PONTES, E. A. S. (2018). ALGUMAS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA. REVISTA EIXO, 7(3), 227-237. https://doi.org/10.19123/eixo.v8i3.535
Sección
ARTIGOS