ABORDAGENS DA SEXUALIDADE HUMANA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PUBLICADOS ENTRE 2004 A 2011
Resumen
Os PCN orientam que o ensino de Biologia deve desenvolver assuntos ligados à saúde, ao corpo humano, à adolescência e à sexualidade. Assim, analisamos os tipos de abordagem do conteúdo sexualidade em cinco livros didáticos (LD) de Biologia. Em três LD encontramos apenas aspectos biologizantes, como a descrição dos órgãos reprodutores, do ato sexual, das DST e dos métodos preventivos. Nos outros dois LD, além da abordagem biologizante, há abertura para discussão sobre as questões de gênero. Essas constatações recaem sobre o professor no ato de trabalhar sexualidade de forma adequada na sala de aula, com fins de desenvolver nos alunos atitudes de respeito e apreço ao próprio corpo e ao do outro.Citas
BRASIL. MEC. SEB. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998.
BRASIL. MEC. SEB. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Volume 2. Brasília: MEC/SEB, 2006.
BRASIL. MEC. SEB. Guia de Livros Didáticos (Ensino Médio) – PNLD 2012: Biologia. Brasília: MEC/SEB, 2011.
CANDAU, Vera Maria Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, 2008.
GARCIA, Paulo Sérgio; BIZZO, Nélio. A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino. Educação em Foco, v. 15, p. 13-35, 2010.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado. 2ª Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MEGID NETO, Jorge; FRACALANZA, Hilário. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
PEREIRA, Kely Cristina. Sexualidade na adolescência: trabalhando a pesquisa-ação com referenciais teórico-metodológicos de Paulo Freire. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. 2007. 113 p.
VITIELLO, Nicola. A educação sexual necessária. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, v. 6, n. 1, 1995, 15-28 p.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).