ABORDAGENS DA SEXUALIDADE HUMANA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PUBLICADOS ENTRE 2004 A 2011

  • Thiago Luis Silva Oliveira Instituto Federal Baiano
  • Emerson Antônio Rocha Melo Lucena Professor Adjunto do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Marcelo Pereira Professor Doutor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

Abstract

Os PCN orientam que o ensino de Biologia deve desenvolver assuntos ligados à saúde, ao corpo humano, à adolescência e à sexualidade. Assim, analisamos os tipos de abordagem do conteúdo sexualidade em cinco livros didáticos (LD) de Biologia. Em três LD encontramos apenas aspectos biologizantes, como a descrição dos órgãos reprodutores, do ato sexual, das DST e dos métodos preventivos. Nos outros dois LD, além da abordagem biologizante, há abertura para discussão sobre as questões de gênero. Essas constatações recaem sobre o professor no ato de trabalhar sexualidade de forma adequada na sala de aula, com fins de desenvolver nos alunos atitudes de respeito e apreço ao próprio corpo e ao do outro.

Author Biographies

Thiago Luis Silva Oliveira, Instituto Federal Baiano
Docente Substituto do Instituto Federal Baiano.
Emerson Antônio Rocha Melo Lucena, Professor Adjunto do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz
Professor Adjunto B do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz.
Marcelo Pereira, Professor Doutor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).
Professor Doutor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

References

BRASIL. MEC. SEB. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998.

BRASIL. MEC. SEB. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Volume 2. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL. MEC. SEB. Guia de Livros Didáticos (Ensino Médio) – PNLD 2012: Biologia. Brasília: MEC/SEB, 2011.

CANDAU, Vera Maria Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, 2008.

GARCIA, Paulo Sérgio; BIZZO, Nélio. A pesquisa em livros didáticos de ciências e as inovações no ensino. Educação em Foco, v. 15, p. 13-35, 2010.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado. 2ª Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MEGID NETO, Jorge; FRACALANZA, Hilário. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

PEREIRA, Kely Cristina. Sexualidade na adolescência: trabalhando a pesquisa-ação com referenciais teórico-metodológicos de Paulo Freire. Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. 2007. 113 p.

VITIELLO, Nicola. A educação sexual necessária. Revista Brasileira de Sexualidade Humana, v. 6, n. 1, 1995, 15-28 p.

Published
2018-06-29
How to Cite
Oliveira, T. L. S., Lucena, E. A. R. M., & Pereira, M. (2018). ABORDAGENS DA SEXUALIDADE HUMANA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA PUBLICADOS ENTRE 2004 A 2011. REVISTA EIXO, 7(1), 36-43. https://doi.org/10.19123/eixo.v7i1.488
Section
ARTIGOS

Most read articles by the same author(s)