FATORES SOCIAIS E ACADÊMICOS NA EVASÃO ESCOLAR DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO DO POLO ITAPOÃ DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

  • Jefferson Bruno Pereira Ribeiro Universidade de Brasília
  • Jonathan Rosa Moreira Universidade de Brasília Centro Universitário Projeção

Resumen

São muitos fatores que influenciam na evasão escolar e eles ainda variam em função da perspectiva de estudo. De toda forma, ressalta-se a importância de entender este fenômeno, pois trata-se de um tema de relevância social e que precisa ser trabalhado. O objetivo deste estudo é identificar os fatores sociais e acadêmicos que mais influenciam a evasão no curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho do polo Itapoã do Instituto Federal Brasília. Para tanto, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, usando como instrumento de pesquisa um questionário estruturado. Os dados revelam que o fator administrativo – e que impacta diretamente no pedagógico – que mais influencia a evasão escolar é a interação docente ineficaz caracterizada pela falta de respostas, em tempo hábil, por parte dos pesquisadores. Ainda é preciso entender mais detalhadamente o ponto de vista dos estudantes sobre o que significa a evasão escolar, partindo de sua perspectiva, de modo que se construam estratégias eficazes para reduzir este problema que é tão crítico, porém tão recorrente, nos sistemas de gestão educacional.

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Publicado
2017-12-18
Cómo citar
Ribeiro, J. B. P., & Moreira, J. R. (2017). FATORES SOCIAIS E ACADÊMICOS NA EVASÃO ESCOLAR DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO DO POLO ITAPOÃ DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. REVISTA EIXO, 6(3), 40-47. https://doi.org/10.19123/eixo.v6i3.477
Sección
ARTIGOS