REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZA-GEM PARA ESTUDANTES DA REDE E-TEC DO CAMPUS SAMAMBAIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Sociointeracionismo, Educação a distância
Resumo
A avaliação da aprendizagem, sob uma perspectiva inclusiva, é um procedimento muito importante em qualquer proposta pedagógica, seja na modalidade de ensino presencial ou em Educação a Distência. O objetivo deste estudo é caracterizar a representação social da avaliação da aprendizagem, sob uma perspectiva sociointeracionista, considerando as percepções de estudantes de cursos da Rede E-Tec, mediado em modalidade de ensino em Educação a Distância, do campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília. Para tanto, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa com o uso da técnica de associação livre de palavras. Percebeu-se que ainda há forte influência das concepções pedagógicas tradicionais que direcionam o significado de avaliação de aprendizagem para o público pesquisado.
Publicado
2018-12-18
Como Citar
MOREIRA, J. R., & RIBEIRO, J. B. P. (2018). REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZA-GEM PARA ESTUDANTES DA REDE E-TEC DO CAMPUS SAMAMBAIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. REVISTA EIXO, 7(3), 142-153. https://doi.org/10.19123/eixo.v8i3.478
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).