CONHECIMENTO E PRÁTICA DE LOGÍSTICA REVERSA PELOS CONSUMIDORES DO GRUPO BOTICÁRIO: ESTUDO DE CASO EM SÃO CARLOS-SP

Resumen

Visando uma logística reversa eficiente, é necessário que a população conheça os benefícios e formas de participação destes programas. Dessa maneira, o presente trabalho investigou a atuação da logística reversa em São Carlos-SP por meio de um estudo de caso sobre o Grupo Boticário, compreendido pelas marcas: O Boticário; Eudora; “quem disse, berenice?”; The Beauty Box; Vult e Mult B. Para tal, aplicou-se um questionário com perguntas objetivas, disponibilizado por meio de um formulário online. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, com maioria do público alvo com faixa etária entre 15 a 20 anos, e entre 21 e 26 anos, sendo nesse último, predomínio de estudantes de graduação. Constatou-se que dos 490 participantes da pesquisa, cerca de 51% não conhece o programa de logística reversa do Grupo Boticário, sendo que 62% dessa parcela já comprou produtos do grupo. Em relação aos 48% que conhece alguma prática de logística reversa, 74,58% desconhece o programa, embora mais da metade tenha adquirido algum produto do Grupo. Conclui-se que grande parte das pessoas são consumidoras do Grupo Boticário, mas não praticam a logística reversa adotada pelo mesmo, identificando, portanto, uma precariedade na divulgação do programa.

Biografía del autor/a

Julia Romano Sanches, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo. Atua como pesquisadora na área de "Gestão de Projetos, Produtos e Serviços em Economia Circular". É Bacharela em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos. Foi bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) na área de Ecotoxicologia, com pesquisa voltada à avaliação da toxicidade do metilparabeno (conservante de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes) no crescimento de uma macrófita aquática.
Luana Lume Yoshida, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Graduanda em Gestão e Análise Ambiental, na Universidade Federal de São Carlos, situada no campus de São Carlos-SP. Atualmente no oitavo período do curso, foi bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na qual pesquisou os efeitos do microplástico glitter nas taxas fotossintéticas da macrófita aquática Egeria densa. Durante os três anos de graduação realizou um mês de estágio voluntário no Projeto Tamar de Ubatuba, no qual era desenvolvido atividades de manejo com as tartarugas marinhas e de educação ambiental com visitantes e instituições educacionais. Também fez parte do grupo GIRe³, que visa o incentivo a redução, reutilização e reciclagem, com projetos que envolvem os universitários e a comunidade de São Carlos; e participa da Trilha da Natureza, grupo dedicado a sensibilizar pessoas quanto à importância da preservação do cerrado e da biodiversidade como um todo, realizando visitas monitoradas à área de cerrado da UFSCar. Além disso, também participou de alguns projetos de extensão, como o "De olhos abertos para o Cerrado", do PET ambiental, com foco nas turmas de recreação da Cemei Cônego Manoel Tobias, visando a educação ambiental em relação a importância da conservação do cerrado.
Leticia Kamimura Almeida, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Graduanda em Gestão e Análise Ambiental na Universidade Federal de São Carlos, situada no campus de São Carlos-SP. É bolsista no grupo PET Ambiental.
Publicado
2023-03-29
Cómo citar
de Deus Grotto, B., Julia Romano Sanches, Luana Lume Yoshida, & Leticia Kamimura Almeida. (2023). CONHECIMENTO E PRÁTICA DE LOGÍSTICA REVERSA PELOS CONSUMIDORES DO GRUPO BOTICÁRIO: ESTUDO DE CASO EM SÃO CARLOS-SP. REVISTA EIXO, 12(1), 4-18. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i1.1042

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