PERCEPÇÕES DA COMUNIDADE ACADÊMICA SOBRE A GESTÃO E GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E A FORMA E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO RELACIONADOS
Resumo
A participação da sociedade é fundamental para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos e a comunicação ambiental é uma importante ferramenta para impulsionar esta postura participativa. Sendo assim, investigou-se a percepção da comunidade acadêmica, a partir de questionário online, sobre a separação e destinação dos resíduos sólidos, além das formas e meios de comunicação relacionados. Identificou-se que a comunidade acadêmica, majoritariamente, realiza separação dos resíduos recicláveis e acredita que resíduos sólidos causam ou podem causar problemas ambientais, porém não tem conhecimento para onde estes são destinados. A parcela que alegou não realizar a separação a justifica por não haver, ou desconhecer, coleta seletiva em seu bairro, porém demonstra-se interessada em receber informações, principalmente virtuais, acerca da gestão adequada dos resíduos. Percebe-se, portanto, a necessidade de ampliação da comunicação na temática, permitindo a assimilação dos possíveis impactos negativos dos resíduos ao meio ambiente com práticas cotidianas.
Publicado
2022-12-22
Como Citar
de Deus Grotto, B., Ana Cristina Bagatini Marotti, Cristine Diniz Santiago, & Érica Pugliesi. (2022). PERCEPÇÕES DA COMUNIDADE ACADÊMICA SOBRE A GESTÃO E GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E A FORMA E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO RELACIONADOS. REVISTA EIXO, 11(3), 74-88. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i3.968
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).