PERCEPÇÕES DA COMUNIDADE ACADÊMICA SOBRE A GESTÃO E GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E A FORMA E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO RELACIONADOS

  • Beatriz de Deus Grotto Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Ana Cristina Bagatini Marotti Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Cristine Diniz Santiago Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Érica Pugliesi Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

A participação da sociedade é fundamental para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos e a comunicação ambiental é uma importante ferramenta para impulsionar esta postura participativa. Sendo assim, investigou-se a percepção da comunidade acadêmica, a partir de questionário online, sobre a separação e destinação dos resíduos sólidos, além das formas e meios de comunicação relacionados. Identificou-se que a comunidade acadêmica, majoritariamente, realiza separação dos resíduos recicláveis e acredita que resíduos sólidos causam ou podem causar problemas ambientais, porém não tem conhecimento para onde estes são destinados. A parcela que alegou não realizar a separação a justifica por não haver, ou desconhecer, coleta seletiva em seu bairro, porém demonstra-se interessada em receber informações, principalmente virtuais, acerca da gestão adequada dos resíduos. Percebe-se, portanto, a necessidade de ampliação da comunicação na temática, permitindo a assimilação dos possíveis impactos negativos dos resíduos ao meio ambiente com práticas cotidianas.

Biografia do Autor

Ana Cristina Bagatini Marotti, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Doutoranda e Mestra (2018) em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos, com ênfase em estudo de resíduos sólidos. Gestora e Analista Ambiental pela mesma universidade (2014).
Cristine Diniz Santiago, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de São Carlos, com ênfase em políticas públicas de resíduos sólidos. Especialista em Saneamento e Saúde Ambiental pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Ciências Ambientais (2016) e Gestora e Analista Ambiental também pela UFSCar (2013). Atuou entre 2016 e 2018 como consultora pela Organização Pan-Americana de Saúde, apoiando tecnicamente o Departamento de Engenharia de Saúde Pública (DENSP) da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) quanto à gestão do desenvolvimento de pesquisas. 
Érica Pugliesi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Possui doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor adjunto II da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, gestão de resíduos sólidos, avaliação dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sistemas de gestão e certificação ambiental. 
Publicado
2022-12-22
Como Citar
de Deus Grotto, B., Ana Cristina Bagatini Marotti, Cristine Diniz Santiago, & Érica Pugliesi. (2022). PERCEPÇÕES DA COMUNIDADE ACADÊMICA SOBRE A GESTÃO E GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E A FORMA E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO RELACIONADOS. REVISTA EIXO, 11(3), 74-88. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i3.968
Seção
ARTIGOS

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##