INTERVENÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA: ESTUDO DE CASO
Resumen
A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é considerada a abordagem de primeira linha e cientificamente comprovada para o tratamento de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Por ter uma importante base psicoeducacional, a TCC oferece ao paciente informações sobre o transtorno e o tratamento que será efetuado, para que ele se familiarize sobre seus problemas e das consequências do diagnóstico, tendo como propósito a colaboração e a participação ativa do paciente em todo o processo terapêutico. Visto que será possível realizar a identificação dos padrões cognitivos e comportamentais, permitindo alterações gradativas e duradouras, tornando-os mais confiantes e autônomos. O presente estudo teve por objetivo descrever um estudo de caso de uma paciente com transtorno de ansiedade generalizada atendida pela abordagem cognitivo-comportamental. Como metodologia, foi adotado o delineamento de estudo de caso com intervenção psicoterápica individual voltada à abordagem cognitivo-comportamental. Como instrumentos e técnicas, foi usado o questionário de preocupações do Estado da Pensilvânia, lista de verificação da ansiedade de Leahy, e psicoeducação. Os resultados evidenciaram que, após 12 sessões, a paciente de 20 anos, solteira e estudante do curso de História, conseguiu reduzir significativamente os sintomas de preocupações e de ansiedade. Houve também o desenvolvimento de competências sociais. Conclui-se que a TCC foi efetiva no tratamento para casos de TAG.
Publicado
2023-03-29
Cómo citar
Dantas Pereira, M., & Oliveira Bezerra, C. M. (2023). INTERVENÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA: ESTUDO DE CASO. REVISTA EIXO, 12(1), 108-117. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i1.1010
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).