Estágio supervisionado e organização do acervo fotográfico do IFB: uma iniciativa de preservação da memória institucional
Abstract
Este trabalho propõe demonstrar as contribuições do estágio para a formação profissional de estudantes do curso Técnico em Serviços Públicos do Instituto Federal de Brasília (IFB). Considerando que a Arquivologia é uma das áreas de atuação no serviço público, foi realizado o estágio obrigatório na Diretoria de Comunicação Social do IFB com o objetivo de organizar seu acervo iconográfico, o qual é utilizado como estudo de caso no presente trabalho. O artigo apresenta a história da Educação Profissional e Tecnológica, o surgimento do IFB e a importância de integrar a formação acadêmica à experiência prática na área da Arquivologia, finalizando com a adaptação de um método de organização documental criado por pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Após trabalho intensivo, o acervo de imagens em servidor online (armazenamento em nuvem), totalizando mais de 70 mil imagens, foi organizado e classificado. Conclui-se que o estágio é importante para o processo de aprendizagem, ajudando na assimilação dos conteúdos ensinados em sala de aula; que o Arquivo e o arquivista são essenciais para as organizações; e que a ausência desse profissional ocasiona desperdício de tempo, de produtividade, de eficácia e prejuízo financeiro.
Published
2021-03-23
How to Cite
Bandeira, A. de S., Santos, A. C. M. dos, & Nascimento, C. R. de B. (2021). Estágio supervisionado e organização do acervo fotográfico do IFB: uma iniciativa de preservação da memória institucional. REVISTA EIXO, 10(1), 75-85. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i1.857
Section
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).