UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO GUIA DE TURISMO NOS INSTITUTOS FEDERAIS

  • Fabiana Calçada de Lamare Leite Instituto Federal de Santa Catarina
  • Sinara Fernandes Parreira Ristow Instituto Federal de Santa Catarina

Abstract

Este artigo estuda a formação profissional do Guia de Turismo nos Institutos Federais do Brasil. A incompatibilidade entre os parâmetros de formação profissional e a estruturação das organizações curriculares, levantou reflexões que motivaram este estudo. O objetivo é analisar o currículo dos cursos Técnicos em Guia de Turismo dos Institutos Federais tendo como aporte teórico a Lei nacional nº 8.623/93 e o Catálogo de Nacional de Cursos Técnicos. Adotou-se o curso Técnico em guia de Turismo ofertado pelos Institutos Federais na modalidade subsequente; presencial e à distância. São estudados os Projetos Pedagógicos de Curso com o enfoque da análise definido pelo perfil do egresso e pela matriz curricular do curso. Encontrou-se divergências nas matrizes curriculares e nos perfis de egressos, reflexo de uma legislação difusa e pouco consolidada.

Author Biographies

Fabiana Calçada de Lamare Leite, Instituto Federal de Santa Catarina
Graduação em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora no Instituto Federal de Santa Catarina, Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer.
Sinara Fernandes Parreira Ristow, Instituto Federal de Santa Catarina
Graduada (bacharel e licenciatura) em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Aluna do curso técnico em Guia de Turismo do Instituto Federal de Santa Catarina

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Published
2018-06-29
How to Cite
Leite, F. C. de L., & Ristow, S. F. P. (2018). UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO GUIA DE TURISMO NOS INSTITUTOS FEDERAIS. REVISTA EIXO, 7(1), 53-64. https://doi.org/10.19123/eixo.v7i1.485
Section
ARTIGOS