RENDIMENTO DISCENTE SOBRE PARASITOSES ANTES E APÓS ATIVIDADE PRÁTICA UTILIZANDO LISSACHATINA FULICA

Resumo

Educar para a cidadania é o grande objetivo da educação e atividades práticas são ferramentas com potencial para tal finalidade. Isso porque elas estimulam o interesse e a interação discente, além de abrir espaço para expor ideias prévias e para o docente confirmar ou reorganizar tais ideias. Este trabalho elaborou e testou a eficácia de uma estratégia didática alternativa para ensinar parasitoses e conceitos relacionados utilizando moluscos vetores de parasitoses. Este estudo foi desenvolvido com 21 licenciandos em Biologia do Instituto Federal de Brasília (Campus Planaltina), em setembro de 2017. Esses discentes analisaram o muco expelido por esses moluscos durante a atividade prática, porém nenhum deles observou parasitas nessa secreção. Contudo, os debates e discussões mediados pelo docente aprimorou os rendimentos discente sobre as temáticas focais indicando que a prática testada foi eficiente para o processo de ensino e/ou aprendizagem. Dessa forma, nós recomendamos a aplicação dos recursos didáticos aqui testados por professores que visam melhorias no ensino de ciências.

Biografia do Autor

Francisco Roque, Instituto Federal de Brasília (Campus Planaltina)
É formado em ciências biológicas (bacharelado/licenciatura) pela Universidade de Brasília, onde fez mestrado em ecologia e doutorado em Biologia Animal. Atualmente é professor de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (nível DI­2) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia deBrasília (campus Planaltina).
Publicado
2022-12-22
Como Citar
Ivanete de Fátima Nascimento, da Silva Faria , R., & Roque, F. (2022). RENDIMENTO DISCENTE SOBRE PARASITOSES ANTES E APÓS ATIVIDADE PRÁTICA UTILIZANDO LISSACHATINA FULICA. REVISTA EIXO, 11(3), 46-54. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i3.963
Seção
ARTIGOS

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##