Inovação social em extensão universitária: percepção dos atores envolvidos quanto às práticas cocriativas e geração de valor
Resumo
O artigo tem como objetivo avaliar as dimensões de inovação social em um projeto de extensão universitária intitulado “Controle Social: Aprenda a ser um Auditor Social”, explorando as práticas cocriativas e o valor percebido pelos atores envolvidos (alunos e coordenador do projeto). A pesquisa é descritiva, com abordagem qualitativa, a partir de pesquisa documental e entrevistas com o coordenador e os alunos partícipes do projeto. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo com categorias definidas a priori, considerando as dimensões de inovação social em projetos de extensão propostas por Tardif e Harrisson (2005). Os resultados evidenciaram que as atividades das oficinas, cocriadas entre professores e alunos, contribuíram para a aprendizagem do trabalho coletivo; evidenciaram ainda que a participação efetiva viabilizou a formação de redes e de parcerias para a potencialização da aprendizagem e da transformação social. Observou-se que os alunos consideraram-se beneficiários e multiplicadores da metodologia, reconhecendo o potencial inovador e social do projeto, tanto na integração com os professores, para a produção de novas metodologias de ensino, como na possibilidade de levar novos conhecimentos, inclusão e empoderamento para a comunidade.
Publicado
2021-03-23
Como Citar
Gonçalves da Silva Torlig, E., Carlos Resende Junior, P., Montezano, L., & Ken Fujihara, R. (2021). Inovação social em extensão universitária: percepção dos atores envolvidos quanto às práticas cocriativas e geração de valor. REVISTA EIXO, 10(1), 94-105. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i1.860
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).