Estágio supervisionado e organização do acervo fotográfico do IFB: uma iniciativa de preservação da memória institucional

Resumo

Este trabalho propõe demonstrar as contribuições do estágio para a formação profissional de estudantes do curso Técnico em Serviços Públicos do Instituto Federal de Brasília (IFB). Considerando que a Arquivologia é uma das áreas de atuação no serviço público, foi realizado o estágio obrigatório na Diretoria de Comunicação Social do IFB com o objetivo de organizar seu acervo iconográfico, o qual é utilizado como estudo de caso no presente trabalho. O artigo apresenta a história da Educação Profissional e Tecnológica, o surgimento do IFB e a importância de integrar a formação acadêmica à experiência prática na área da Arquivologia, finalizando com a adaptação de um método de organização documental criado por pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Após trabalho intensivo, o acervo de imagens em servidor online (armazenamento em nuvem), totalizando mais de 70 mil imagens, foi organizado e classificado. Conclui-se que o estágio é importante para o processo de aprendizagem, ajudando na assimilação dos conteúdos ensinados em sala de aula; que o Arquivo e o arquivista são essenciais para as organizações; e que a ausência desse profissional ocasiona desperdício de tempo, de produtividade, de eficácia e prejuízo financeiro.

Biografia do Autor

Alexsandro de Sousa Bandeira, Instituto Federal de Brasília
Discente do curso Técnico em Serviços Públicos do Instituto Federal de Brasília, graduando em Arquivologia pela Universidade de Brasília, cursando especialização em Arquivo: Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural na Faculdade Unyleya. Tecnólogo em Gestão Pública pela Universidade Cruzeiro do Sul.
Ana Cristina Moreira dos Santos
Jornalista, mestra em Ciências com ênfase em Educação Agrícola, especialista em Planejamento e Gestão Cultural, servidora da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica atuante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Experiência nas áreas pública e privada em Comunicação, Planejamento e Gestão, Cultura, Meio Ambiente e Educação.
Carolina Rodrigues de Barcellos Nascimento
Arquivista, especialista em Gestão de Documentos Eletrônicos, servidora da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica atuante no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Experiência nas áreas pública e privada em Arquivologia.
Publicado
2021-03-23
Como Citar
Bandeira, A. de S., Santos, A. C. M. dos, & Nascimento, C. R. de B. (2021). Estágio supervisionado e organização do acervo fotográfico do IFB: uma iniciativa de preservação da memória institucional. REVISTA EIXO, 10(1), 75-85. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i1.857
Seção
ARTIGOS