Effect of pequi oil supplementation on blood pressure after a strength training session

  • Mateus Medeiros Leite
  • Maurilio Tiradentes Dutra Graduado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2007). Especialista em Fisiologia do Exercício (UniFOA, 2008) e em Treinamento de Força (UnB, 2009). Mestre (2013) e Doutor (2018) em Educação Física pela Universidade de Brasília, UnB.
  • Arthur César Mees dos Santos
  • Lucas Nemer
  • Dilton Raimundo Carvalho
  • Matheus Barros
  • Renata Aparecida Dantas
  • Márcio Rabelo Mota Centro Universitário de Brasília, UniCEUB

Resumo

O pequi é um fruto típico do cerrado brasileiro. Sua polpa contém antioxidantes e ácidos graxos, cuja ingestão está relacionada à redução da pressão arterial. Contudo, a literatura é escassa quanto ao efeito da suplementação com óleo de pequi sobre a pressão arterial. Objetivo: analisar o efeito da suplementação com óleo de pequi sobre a pressão arterial sistólica e diastólica após uma sessão de treino de força. Métodos: doze homens (21,1±2,6 anos, 77,0±10,5kg) foram submetidos à suplementação com óleo de pequi durante 14 dias. Antes e depois desse período, eles realizaram uma sessão de exercício no supino reto. A pressão arterial foi mensurada em repouso, imediatamente após o exercício, aos 10, 20, 30 e 40 minutos de recuperação. Resultados: tanto antes (+10,6mmHg, P=0,03) como após a suplementação (+13,1mmHg, P=0,02), a pressão sistólica aumentou imediatamente após o exercício. No entanto, não houve redução significativa da pressão arterial sistólica e diastólica em relação aos valores de repouso em nenhum momento, nem antes nem após a suplementação. Conclusão: a suplementação com óleo de pequi por 14 dias é insuficiente para induzir redução da pressão arterial após uma sessão de exercício de força em homens normotensos.
Publicado
2020-04-22
Como Citar
Leite, M. M., Dutra, M. T., Mees dos Santos, A. C., Nemer, L., Carvalho, D. R., Barros, M., Dantas, R. A., & Mota, M. R. (2020). Effect of pequi oil supplementation on blood pressure after a strength training session. REVISTA EIXO, 9(1), 4-11. https://doi.org/10.19123/eixo.v9i1.736
Seção
ARTIGOS