INTERVENÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA: ESTUDO DE CASO

Resumo

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é considerada a abordagem de primeira linha e cientificamente comprovada para o tratamento de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Por ter uma importante base psicoeducacional, a TCC oferece ao paciente informações sobre o transtorno e o tratamento que será efetuado, para que ele se familiarize sobre seus problemas e das consequências do diagnóstico, tendo como propósito a colaboração e a participação ativa do paciente em todo o processo terapêutico. Visto que será possível realizar a identificação dos padrões cognitivos e comportamentais, permitindo alterações gradativas e duradouras, tornando-os mais confiantes e autônomos. O presente estudo teve por objetivo descrever um estudo de caso de uma paciente com transtorno de ansiedade generalizada atendida pela abordagem cognitivo-comportamental. Como metodologia, foi adotado o delineamento de estudo de caso com intervenção psicoterápica individual voltada à abordagem cognitivo-comportamental. Como instrumentos e técnicas, foi usado o questionário de preocupações do Estado da Pensilvânia, lista de verificação da ansiedade de Leahy, e psicoeducação. Os resultados evidenciaram que, após 12 sessões, a paciente de 20 anos, solteira e estudante do curso de História, conseguiu reduzir significativamente os sintomas de preocupações e de ansiedade. Houve também o desenvolvimento de competências sociais. Conclui-se que a TCC foi efetiva no tratamento para casos de TAG.

Biografia do Autor

Mara Dantas Pereira, Universidade Federal de Sergipe
Graduada em Psicologia pela Universidade Tiradentes (UNIT). Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI/UFS).
Claudia Mara Oliveira Bezerra, Universidade Tiradentes
Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto Minerva de Educação Avançada (IMEA). Professora Preceptora em Psicologia Clinica (Abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental) da Universidade Tiradentes (UNIT), Aracaju, Sergipe, Brasil. 
Publicado
2023-03-29
Como Citar
Dantas Pereira, M., & Oliveira Bezerra, C. M. (2023). INTERVENÇÕES DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA: ESTUDO DE CASO. REVISTA EIXO, 12(1), 108-117. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i1.1010
Seção
ARTIGOS