A educação superior no Brasil e o envelhecimento populacional: cenários e desafios

Resumo

O presente artigo ressalta a importância da educação enquanto bem inalienável e o papel da educação superior no Brasil a partir de sua função social, com enfoque nas crises vivenciadas e no envelhecimento populacional, e a presença do velho no contexto desse campo, com vistas a elencar o retrato de alguns de seus cenários e desafios. Trata-se de um estudo exploratório, realizado a partir de um levantamento documental de dados secundários provenientes do Censo da Educação Superior, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, engendrado no contexto do envelhecimento e das Universidades Abertas à Terceira Idade, tendo como caso de análise a Universidade de Brasília, a partir do Programa Universidade do Envelhecer – Arte de viver, no período de 2015 a 2019. Os dados confirmam que a população envelhece a passos largos e que existem poucas políticas públicas educacionais voltadas para os velhos no âmbito da educação superior. São ações pontuais, restritas aos cursos de educação e de saúde, a exemplo da própria Universidade do Envelhecer. Concluiu-se que a universidade precisa repensar a sua ação frente à sociedade e sua intrínseca relação com o fenômeno do envelhecimento humano.

Biografia do Autor

Margô Gomes de Oliveira Karnikowski , UnB
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Ciência e Tecnologia Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Patologia Molecular da Universidade de Brasília (2001). Atualmente é Professora adjunta do curso de Farmácia da Universidade de Brasília e orientadora de Mestrado/Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde UnB, membro da Comissão de Ensino do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia do DF (CRF-DF), no qual também foi Vice-Presidente (2014 a 2017). Foi Diretora de Avaliação da Educação Superior no INEP/MEC e Coordenadora de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gerontologia e envelhecimento humano, assistência farmacêutica, uso racional de medicamentos, farmácia clínica, promoção em saúde, educação superior e educação para saúde
Zaíra Nascimento de Oliveira , UFT
Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e Matérias pedagógicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (1998), especialização em Educação Infantil e Educação Especial pela Faculdades Integradas de Amparo (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2002); foi doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Atou como Pró-reitora de Extensão, cultura e assuntos Comunitários na Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professora assistente - nível II da Fundação Universidade Federal do Tocantins no curso de Pedagogia e atua como Assessora da UFT em Brasília - DF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais e Educação especial atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, formação docente, prática social, educação especial, educação de jovens e adultos e ensino fundamental
Publicado
2021-12-06
Como Citar
Brito, M. I. de L., Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, & Zaíra Nascimento de Oliveira. (2021). A educação superior no Brasil e o envelhecimento populacional: cenários e desafios. REVISTA EIXO, 10(3), 72-83. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i3.896
Seção
ARTIGOS