A educação superior no Brasil e o envelhecimento populacional: cenários e desafios
Resumen
O presente artigo ressalta a importância da educação enquanto bem inalienável e o papel da educação superior no Brasil a partir de sua função social, com enfoque nas crises vivenciadas e no envelhecimento populacional, e a presença do velho no contexto desse campo, com vistas a elencar o retrato de alguns de seus cenários e desafios. Trata-se de um estudo exploratório, realizado a partir de um levantamento documental de dados secundários provenientes do Censo da Educação Superior, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, engendrado no contexto do envelhecimento e das Universidades Abertas à Terceira Idade, tendo como caso de análise a Universidade de Brasília, a partir do Programa Universidade do Envelhecer – Arte de viver, no período de 2015 a 2019. Os dados confirmam que a população envelhece a passos largos e que existem poucas políticas públicas educacionais voltadas para os velhos no âmbito da educação superior. São ações pontuais, restritas aos cursos de educação e de saúde, a exemplo da própria Universidade do Envelhecer. Concluiu-se que a universidade precisa repensar a sua ação frente à sociedade e sua intrínseca relação com o fenômeno do envelhecimento humano.
Publicado
2021-12-06
Cómo citar
Brito, M. I. de L., Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, & Zaíra Nascimento de Oliveira. (2021). A educação superior no Brasil e o envelhecimento populacional: cenários e desafios. REVISTA EIXO, 10(3), 72-83. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i3.896
Sección
ARTIGOS
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