O dialogismo no ambiente educacional: Bakhtin e Freire

Resumo

O objetivo desse artigo é um estudo sobre a potencialidade educativa do dialogismo no espaço escolar. Utilizamos para tal intento as contribuições de Mikhail Bakhtin e Paulo Freire com o objetivo de configurar uma relação pedagógica que contribua para um aprendizado eficiente. De forma inicial, o dialogismo se configura como uma alternativa às formas autoritárias de comunicação. Bakhtin utiliza o dialogismo como conceito mediador para interpretar formas literárias que rompem com a linguagem oficial; já em Freire o dialogismo torna-se um contexto pedagógico importante para uma educação transformadora que concebe o educando como agente do aprendizado. Ou seja, constata-se que a educação dialógica, em um espaço de liberdade, aprimora o aprendizado na medida em que estimula a criatividade sem o cerceamento do pensamento do educando. Aqui, é possível se constatar que em um espaço dialógico (democrático) o aprendizado ocorre de modo a valorizar as experiencias individuais e coletivas dos educandos sintonizando suas vivencias com o espaço escolar e a prática educativa.

Biografia do Autor

Dagmar Manieri, Universidade Federal do Tocantins
Graduado em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor Associado do Departamento de História (campus de Araguaína) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PPGEHIST) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). http://lattes.cnpq.br/0328674543484561
Kesse Dhone Viana Cardoso, Universidade Federal do Tocantins
Graduado em História pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus Araguaína, com a monografia intitulada A narrativa histórica e literatura: o modelo de “A educação sentimental” de Flaubert (2020), orientada pelo Prof. Dr. Dagmar Manieri.  Pesquisa sobre a narrativa histórica e sua relação com a literatura. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa sobre a pertinência da categoria de Renascimento na obra de Dom Quixote, de Cervantes.
Publicado
2021-12-06
Como Citar
Manieri, D., & Viana Cardoso, K. D. (2021). O dialogismo no ambiente educacional: Bakhtin e Freire. REVISTA EIXO, 10(3), 4-12. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i3.877
Seção
ARTIGOS