Ensino de química para crianças: da curiosidade infantil à formação para a cidadania
Resumo
Este artigo apresenta e discute os dados de um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que teve como objetivo reconhecer os alunos como sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa se caracteriza como empírica experimental qualitativa, uma vez que foram realizadas intervenções na realidade de uma sala de aula. Foram realizadas duas intervenções, na busca de auxiliar o professor do ensino fundamental a promover atividades investigativas para um melhor aprendizado em ensino de Ciências. Para a fundamentação teórica da pesquisa foram usados, principalmente, os estudos de Carvalho (2003). As etapas compreenderam rodas de conversa e atividades experimentais investigativas realizadas no laboratório de ciências da escola, além de atividades de visitação à horta escola, uso de desenhos animados e estudo de caso. À vista disso, pode-se vislumbrar que a realização de intervenções no Ensino Fundamental possibilitam abordagens diferenciadas, transdisciplinares e relevantes para o processo de construção do conhecimento infantil.Referências
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