Consciência ecológica na escola: um estudo de caso sobre o ensino-aprendizagem do bioma cerrado na escola pública
Resumo
O estudo teve como objetivo discutir como tem se construído o contexto na relação dos alunos de uma escola da rede pública com as informações sobre os grandes biomas. No caso o Bioma Cerrado, e como o mesmo está sendo representado nos conteúdos do livro didático adotado. Entendendo ainda a relação que o professor promove para uma possível preservação e as ações que levam os alunos a formarem em relação às formas respeitosas sobre o meio ambiente. Para a realização da pesquisa foram utilizadas análises bibliográficas e pesquisa de campo. Foi possível assim observar as propostas que o livro e professor estão desenvolvendo entre os alunos, que os mesmos conhecem os problemas ambientais, e estão levando o conhecimento adquiridos ate os limites das paredes da sala de aula, com isso não apenas os alunos mas sociedade em geral são beneficiada. Palavras-chave: Ensino, livro didático, cerrado.Referências
ALVES, Paulo Jean Pereira, MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO: Necessidade de um Novo Modelo de Desenvolvimento, Trilhos: - Revista do sudeste Goiano/Faculdade do Sudeste Goiano. v. 1, n. 1 (2003) – Pires do Rio – GO: Gráfica Pires do Rio, 2011 – v. 7, (2011/2) v.: Il. Color.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BIZERRIL, Marcelo Ximenes Aguiar, FARIA, Dóris S., A ESCOLA E A CONSERVAÇÃO DO CERRADO: UMA ANÁLISE NO ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL; Departamento de Ecologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília; 2003.
DIAS Cristiane. Mapeamento do município de Pires do Rio, GO: usando técnicas de geoprocessamento. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2008. .
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Altas, 2008.
GONÇALVES, Franciane Prado. Estudo Das Representações Sociais do Cerrado na Visão de Alunos do Ensino Fundamental de Escolas Rurais em Rio Verde Go / Franciane PradoGonçalves. Dissertação de Mestrado – Universidade Federla de Goiás Regional Jataí, Programa de Pós-graduação em Geografia, 2015.
KLINK, CARLOS A., MACHADO, RICARDO B. A conservação do Cerrado brasileiro, Megadiversidade, Volume 1, Nº 1 | Julho 2005.
MATOS Patrícia Francisca. Cerrado? Cadê? O agronegócio e seus efeitos ambientais no Sudeste goiano. In: Encontro Nacional de Geografia Agrária. Universidade Federal de Uberlândia, 2012.
MELHEM Adas, Sérgio Adas EXPEDICOES GEOGRAFICAS 7º ANO 2ª EDICAO - ED. MODERNA Adas, Melhem Expedições geográficas, 7º ano — 1. ed. — São Paulo, Moderna, 2011.
SANTOS, Elaine Teresinha Azevedo dos. Educação Ambiental na Escola: Conscientização da necessidade de proteção da camada de ozônio.
Monografia apresentada ao curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), Santa Maria: 2007.
SENICIATO, Tatiana. Ecossistemas terrestres naturais como ambientes para as atividades de ensino de ciências.2002. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2002.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).