A representação da violência e da crueldade na produção literária para jovens leitores

  • LEONICE DE ANDRADE CARVALHO Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
  • WALTER MANUEL ALVES RODRIGUES Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
  • GABRIELA STEFANI DUARTE Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
Palavras-chave: Leitura, Literatura, Formação de jovens, Ensino, Desfeitichização, Compreensão

Resumo

É a literatura um direito, como afirma Antônio Candido (2004)? A arte, em especial a literatura, pode ser o caminho para si mesmo, para a percepção das nossas angústias e aflições, ou seja, o meio mais curto para aventurar-se a decifrar o mundo. É essa a proposta da literatura na formação de jovens leitores, não só no que reúne em conhecimento, mas também, fundamentalmente, como meio real de acessar a vida. Por isso, propomos o estudo e a análise de narrativas literárias que tematizam a violência e a crueldade e que são comumente lidas nas aulas de literatura do Ensino Médio. A partir daí investigamos a maneira como são feitas essas leituras e como se dá a recepção desses textos entre os jovens alunos de Ensino Médio de escola pública. Como a leitura e a literatura podem redirecionar as percepções de jovens leitores diante do cotidiano e da vida?

Biografia do Autor

LEONICE DE ANDRADE CARVALHO, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
Doutora em Teoria literária e práticas sociais pela Universidade de Brasília (UNB), mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente, é professora do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas, atuando, principalmente, no ensino de Língua Portuguesa para cursos de graduação e para ensino médio. Com experiência em pesquisas relacionadas à Literatura e Formação de leitores. Coordenadora do Grupo de Pesquisa LITERANDO: COMPREENSÃO LEITORA. 
WALTER MANUEL ALVES RODRIGUES, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
Cursando ensino médio integrado ao curso técnico de Biotecnologia no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.
GABRIELA STEFANI DUARTE, Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí
Cursando ensino médio integrado ao curso técnico de Biotecnologia no Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí.

Referências

CANDIDO, Antônio. O direito a Literatura. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/296648/mod_resource/content/1/Candido%20O%20Direito%20%C3%A0%20Literatura.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2016.

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. Disponível em: <http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/article/viewFile/3560/3007>. Acesso em: 15 set. 2016.

FONSECA, R. A força humana. In: 64 contos de Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 53-70.

____. Relato de ocorrência. In: 64 contos de Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 183-185.

____. Feliz ano novo. In: 64 contos de Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 186-193.

____. Dia dos namorados. In: 64 contos de Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 213-220.

____. O cobrador. In: 64 contos de Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 272-286.

____. Passeio noturno I. In: 64 contos de Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 243-244.

____. Passeio noturno II. In: 64 contos de Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 245-249.

GINZBURG. Jaime (DLCV). Roteiro para o estudo das relações entre literatura e violência no Brasil. Disponível em: <http://fflch.usp.br/sites/fflch.usp.br/files/Literatura%20e%20viole%CC%82ncia.pdf>. Acesso em: 28 set. 2016.

PORTO, L. T. Simpósio: cultura brasileira, literatura e violência: a ficção brasileira contemporânea coordenadora (uri – fw). Disponível em: < http://www.unisc.br/site/tecendo-conexoes/archives/simposios/27set/2e.pdf>. Acesso em: 21 out. 2016.

Biografia de Rubem Fonseca:

Disponível em: <http://www.releituras.com/rfonseca_bio.asp>. Acesso em: 29 dez. 2016.

Disponível em: . Acesso em: 2 dez. 2016.

Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/literatura/rubens-fonseca.htm>. Acesso em: 3 dez. 2016.

Publicado
2018-12-18
Como Citar
CARVALHO, L. D. A., RODRIGUES, W. M. A., & DUARTE, G. S. (2018). A representação da violência e da crueldade na produção literária para jovens leitores. REVISTA EIXO, 7(3), 176-183. https://doi.org/10.19123/eixo.v8i3.497
Seção
ARTIGOS