A representação da violência e da crueldade na produção literária para jovens leitores
Résumé
É a literatura um direito, como afirma Antônio Candido (2004)? A arte, em especial a literatura, pode ser o caminho para si mesmo, para a percepção das nossas angústias e aflições, ou seja, o meio mais curto para aventurar-se a decifrar o mundo. É essa a proposta da literatura na formação de jovens leitores, não só no que reúne em conhecimento, mas também, fundamentalmente, como meio real de acessar a vida. Por isso, propomos o estudo e a análise de narrativas literárias que tematizam a violência e a crueldade e que são comumente lidas nas aulas de literatura do Ensino Médio. A partir daí investigamos a maneira como são feitas essas leituras e como se dá a recepção desses textos entre os jovens alunos de Ensino Médio de escola pública. Como a leitura e a literatura podem redirecionar as percepções de jovens leitores diante do cotidiano e da vida?Références
CANDIDO, Antônio. O direito a Literatura. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/296648/mod_resource/content/1/Candido%20O%20Direito%20%C3%A0%20Literatura.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2016.
CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. Disponível em: <http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/remate/article/viewFile/3560/3007>. Acesso em: 15 set. 2016.
FONSECA, R. A força humana. In: 64 contos de Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 53-70.
____. Relato de ocorrência. In: 64 contos de Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 183-185.
____. Feliz ano novo. In: 64 contos de Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 186-193.
____. Dia dos namorados. In: 64 contos de Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 213-220.
____. O cobrador. In: 64 contos de Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 272-286.
____. Passeio noturno I. In: 64 contos de Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 243-244.
____. Passeio noturno II. In: 64 contos de Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 245-249.
GINZBURG. Jaime (DLCV). Roteiro para o estudo das relações entre literatura e violência no Brasil. Disponível em: <http://fflch.usp.br/sites/fflch.usp.br/files/Literatura%20e%20viole%CC%82ncia.pdf>. Acesso em: 28 set. 2016.
PORTO, L. T. Simpósio: cultura brasileira, literatura e violência: a ficção brasileira contemporânea coordenadora (uri – fw). Disponível em: < http://www.unisc.br/site/tecendo-conexoes/archives/simposios/27set/2e.pdf>. Acesso em: 21 out. 2016.
Biografia de Rubem Fonseca:
Disponível em: <http://www.releituras.com/rfonseca_bio.asp>. Acesso em: 29 dez. 2016.
Disponível em: . Acesso em: 2 dez. 2016.
Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/literatura/rubens-fonseca.htm>. Acesso em: 3 dez. 2016.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).