A denúncia de Cesáire ao pensamento decolonial

  • Antonio Gomes da Costa Neto UnB

Resumo

Aborda o papel das Ciências Sociais e a opção decolonial na América Latina, ressalta a necessidade de construções de novos paradigmas de conhecimento. Utiliza-se da obra de Aimé Cesaire Discurso sobre el colonialismo como uma das mais robustas manifestações sobre o colonialismo. Discute a importância da decolonialidade como pensamento capaz de questionar e discutir a Modernidade pelas categorias de transmodernidade, geopolítica do conhecimento, colonialidade do poder e diferença colonial. Apresenta o pensamento decolonial como crítica a modernidade surgida por pensadores latino-americanos. 

Biografia do Autor

Antonio Gomes da Costa Neto, UnB
Mestre em educação

Referências

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política. 2013, n.11, pp. 89-117

CESAIRE, Aimé. Discurso sobre el colonialismo. Akal. 2007. 43p.

Dussel, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. En libro: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina. setembro 2005. pp.55-70.

DUSSEL, Enrique. Introducción a una filosofía de la liberación latinoamericana. 2000.

Dussel, Enrique. 1492. El encubrimiento del otro. Hacia el origen del mito de La modernidad. Madrid: Nueva Utopía. 1992.

MIGNOLO, Walter (ed.). Capitalismo y geopolítica del conocimiento. El eurocentrismo y la filosofía de la liberación en el debate internacional contemporáneo. Buenos Aires: Ediciones del Signo. 2001.

_____. Geopolítica del conocimiento y diferencia colonial.

_____. Desobediencia epistemica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Literatura, língua e identidade, no 34, p. 287-324, 2008.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: El giro decolonial: refl xiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global / compiladores Santiago Castro-Gómez y Ramón Grosfoguel. – Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.

GROSFOGUEL, Ramón. Hacia um pluriversalismo transmoderno decolonial. Tabula Rasa, n.9, julho-dezembro, 2008

RODRIGUES, Kátia Frazão Costa. A escrita de uma subjetividade “sem sujeito” em Aimé Césaire e Edouard Glissant. (Tese) Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense, 2009.

SETH, Sanjay. Critica da razão impura. Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, No.14: 31-54, enero-junio 2011.

VIANNA NETO, Arnaldo Rosa. Négritude: a fetichização da diferença entre-lugar da subjetividade pós-colonial. Revista Brasileira do Caribe, Goiânia, Vol. VI, nº12. Jan-Jun 2006, p. 443-464. Disponível em http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/viewFile/2494/523.

WALLERSTEIN, Immanuel (Coord.). 1988. Abrir las ciencias sociales: Informe de la Comisión Gulbenkian para la reestructuración de las ciencias sociales. México, Siglo XXI Editores.

WOLF, Eric. Europa y la gente sin historia. Traducción Agustín Bárcenas. 2ª edición. México: FCE, 2005 [1982].

Publicado
2017-01-31
Como Citar
Neto, A. G. da C. (2017). A denúncia de Cesáire ao pensamento decolonial. REVISTA EIXO, 5(2). https://doi.org/10.19123/eixo.v5i2.310
Seção
DOSSIÊ 1

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##