CONCEPÇÕES SOBRE EAD E O FUTURO DA EDUCAÇÃO ENTRE DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA
Resumo
Com a suspensão das aulas presenciais em razão da pandemia de Covid-19, docentes tiveram que se adaptar à nova proposta de ensino e refletir sobre suas características e potenciais, colocando também em perspectiva suas visões sobre Educação a Distância (EaD). Diante disso, o objetivo deste trabalho é discutir as concepções, prévias e posteriores ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), de professores de licenciaturas do Instituto Federal de Brasília, sobre EaD e sobre o futuro da educação. Realizamos seis entrevistas semiestruturadas com docentes, cujas falas, submetidas à análise de conteúdo, foram agrupadas em três categorias temáticas, nas quais discutimos como as concepções sobre EaD foram modificadas a partir da experiência do ERE. Além disso, mostramos de que forma, para os docentes, o uso de tecnologias e a alternância entre propostas síncronas e assíncronas passarão a fazer cada vez mais parte de sua prática, podendo inclusive haver propostas de dissolução da dicotomia presencial/a distância.
Publicado
2023-07-26
Como Citar
Alves, C. B., Hamid, S. C., & de Oliveira Magalhães, S. M. (2023). CONCEPÇÕES SOBRE EAD E O FUTURO DA EDUCAÇÃO ENTRE DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. REVISTA EIXO, 12(2), 22-30. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i2.1063
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).