CONCEPÇÕES SOBRE EAD E O FUTURO DA EDUCAÇÃO ENTRE DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

Abstract

Com a suspensão das aulas presenciais em razão da pandemia de Covid-19, docentes tiveram que se adaptar à nova proposta de ensino e refletir sobre suas características e potenciais, colocando também em perspectiva suas visões sobre Educação a Distância (EaD). Diante disso, o objetivo deste trabalho é discutir as concepções, prévias e posteriores ao Ensino Remoto Emergencial (ERE), de professores de licenciaturas do Instituto Federal de Brasília, sobre EaD e sobre o futuro da educação. Realizamos seis entrevistas semiestruturadas com docentes, cujas falas, submetidas à análise de conteúdo, foram agrupadas em três categorias temáticas, nas quais discutimos como as concepções sobre EaD foram modificadas a partir da experiência do ERE. Além disso, mostramos de que forma, para os docentes, o uso de tecnologias e a alternância entre propostas síncronas e assíncronas passarão a fazer cada vez mais parte de sua prática, podendo inclusive haver propostas de dissolução da dicotomia presencial/a distância.
Published
2023-07-26
How to Cite
Alves, C. B., Hamid, S. C., & de Oliveira Magalhães, S. M. (2023). CONCEPÇÕES SOBRE EAD E O FUTURO DA EDUCAÇÃO ENTRE DOCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. REVISTA EIXO, 12(2), 22-30. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i2.1063