ESCRAVIZAÇÃO, RAÇA, RACISMO, SEGURANÇA E SINGLE HISTORY
Résumé
Esta reflexão parte dos protestos surgidos depois da morte de George Floyd por um policial branco nos Estados Unidos para entender as questões de raça e racismo como uma questão de segurança nacional e internacional da atualidade. Busca-se entender a relação entre escravização, raça, racismo e segurança nas relações Internacionais, a partir da análise das perigosas narrativas da “história única (Single History) ” feitas em cima da escravização que transformaram o negro, afrodescendente e africano em um “ser inferior e inferiorizado”. Mostra-se que estas narrativas fazem parte dos pilares da construção de nações como os Estados Unidos e o Brasil e conclui-se que reverter está situação constitui um desafio necessário para o fortalecimento de Estados como o Brasil, mas também da segurança internacional.
Publiée
2022-06-28
Comment citer
Diallo, M. A. (2022). ESCRAVIZAÇÃO, RAÇA, RACISMO, SEGURANÇA E SINGLE HISTORY. REVISTA EIXO, 11(2), 15-25. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i2.926
Rubrique
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).