Saberes de um ofício: a docência em Arte na Educação Básica Profissional e Tecnológica
Résumé
Este artigo tem como objetivo compreender os saberes docentes mobilizados por professores de arte atuantes da Educação Básica Profissional e Tecnológica. Sabendo do meio diferenciado em que se encontram estes docentes em função do Currículo Integrado e do Ensino Técnico Profissional de Nível Médio foi possível pesquisar como seus saberes e práticas se articulam a estas demandas. Logo, realizou-se uma pesquisa qualitativa pautada em entrevistas semiestruturadas com cinco professores de arte atuantes de um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. As narrativas dos entrevistados foram categorizadas e interpretadas através da análise de conteúdo (BARDIN, 2016) Autores como Gauthier (1998), Tardif (2008), Moura (2008), Nóvoa (1998), Cunha (2010) auxiliaram na interlocução dos dados e na interpretação das narrativas docentes. Conclui-se que há uma necessidade de reposicionar os saberes profissionais dos professores de arte para superar a noção de polivalência muito pertinente nas instituições. Existe, ainda, a importância de reconhecimento da arte como formação humana para o mundo do trabalho e para a vida no contexto da educação profissional e tecnológica.
Publiée
2021-12-06
Comment citer
Luana Cassol Bortolin, Vantoir Roberto Brancher, & Catiane Mozzono Paniz. (2021). Saberes de um ofício: a docência em Arte na Educação Básica Profissional e Tecnológica. REVISTA EIXO, 10(3), 84-94. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i3.898
Rubrique
ARTIGOS
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