Saberes de um ofício: a docência em Arte na Educação Básica Profissional e Tecnológica
Abstract
Este artigo tem como objetivo compreender os saberes docentes mobilizados por professores de arte atuantes da Educação Básica Profissional e Tecnológica. Sabendo do meio diferenciado em que se encontram estes docentes em função do Currículo Integrado e do Ensino Técnico Profissional de Nível Médio foi possível pesquisar como seus saberes e práticas se articulam a estas demandas. Logo, realizou-se uma pesquisa qualitativa pautada em entrevistas semiestruturadas com cinco professores de arte atuantes de um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia. As narrativas dos entrevistados foram categorizadas e interpretadas através da análise de conteúdo (BARDIN, 2016) Autores como Gauthier (1998), Tardif (2008), Moura (2008), Nóvoa (1998), Cunha (2010) auxiliaram na interlocução dos dados e na interpretação das narrativas docentes. Conclui-se que há uma necessidade de reposicionar os saberes profissionais dos professores de arte para superar a noção de polivalência muito pertinente nas instituições. Existe, ainda, a importância de reconhecimento da arte como formação humana para o mundo do trabalho e para a vida no contexto da educação profissional e tecnológica.
Published
2021-12-06
How to Cite
Luana Cassol Bortolin, Vantoir Roberto Brancher, & Catiane Mozzono Paniz. (2021). Saberes de um ofício: a docência em Arte na Educação Básica Profissional e Tecnológica. REVISTA EIXO, 10(3), 84-94. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i3.898
Section
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).