Oficina de leitura: a tecnologia como aliada no letramento literário na escola

  • Maria Eneida Matos da Rosa Instituto Federal de Brasília, IFB-SÃO SEBASTIÃO

Résumé

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados da produção e da análise de oficinas de leitura que tratam da influência dos novos meios tecnológicos sobre a literatura, bem como apresentar as atividades que tratam do incentivo à leitura na escola. A pesquisa procurou destacar o fato de os escritores selecionados serem populares em divulgações nas redes sociais e como a possível influência deles na Internet também pode atingir o espaço escolar. Para isso, foi imprescindível tratarmos de conceitos como ciberespaço, hipermídia e hipertexto em autores como Lévy (1999) e Eco (1996). Também abordamos a temática da leitura e do leitor no que se refere ao uso do texto literário em sala de aula, além da noção de autoria, de acordo com as postulações de Michel Foucault (1992) e Antoine Compagnon (2007). Mostraremos as propostas e os resultados a partir da pesquisa feita com as oficinas de leitura realizadas com os alunos de 3o ano do ensino médio integrado – EMI (Administração e Secretariado) do Instituto Federal selecionado.

Biographie de l'auteur

Maria Eneida Matos da Rosa, Instituto Federal de Brasília, IFB-SÃO SEBASTIÃO
Possui graduação em Licenciatura Em Letras e Especialização pelo Centro Universitário Franciscano (2001), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura e ensino, antônio de alcântara machado, modernidade, literatura e hipertexto. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília ? IFB. Atualmente coordena o curso de Letras do IFB - campus São Sebastião.
Publiée
2021-03-23
Comment citer
Maria Eneida Matos da Rosa. (2021). Oficina de leitura: a tecnologia como aliada no letramento literário na escola. REVISTA EIXO, 10(1), 36-45. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i1.808
Rubrique
ARTIGOS