A educação estética na educação profissional: o IFB e suas práticas
Résumé
O presente artigo trata dos resultados da pesquisa intitulada “A educação estética na educação profissional: o IFB e suas práticas” que teve como objetivo pesquisar as ações pedagógicas no ensino da Arte no Instituto Federal de Brasília à luz dos documentos norteadores desta instituição que citam a sensibilidade estética como princípio educativo. Inicialmente, o artigo debruça-se sobre tal documentação, problematizando-a, além de apresentar os fundamentos teóricos sobre o que aqui se entende como educação estética. Posteriormente, relatam-se e analisam-se os dados levantados por meio de entrevistas com gestores, docentes e estudantes dos dez Campi do Instituto.
Publiée
2019-12-17
Comment citer
Terraza, C. H., Tereza Bernardette Salles Ramos, Lina Frazão de Castro, & Marcos Ramon Gomes Ferreira. (2019). A educação estética na educação profissional: o IFB e suas práticas. REVISTA EIXO, 8(2), 43-53. Consulté à l’adresse https://arquivorevistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/774
Rubrique
DOSSIÊ 1
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).