Construção de fresadora de baixo custo controlada computacionalmente, para aplicações didáticas
Résumé
O avanço rápido da tecnologia nas últimas décadas tem ampliado a utilização de fresadoras CNC (Comando Numérico Computadorizado) no meio industrial. Devido à praticidade na prototipagem automática de peças, o CNC rompe o conceito de aplicação na indústria massiva e ganha considerável atenção na fabricação de peças individuais. Entretanto, um dos desafios encontrados para a popularização das máquinas é justificado pelo alto custo envolvido na construção. Dessa forma, a presente pesquisa propõe a construção de um modelo acessível de Fresadora CNC, com três eixos de movimentação, discutindo a viabilidade de aplicação em projetos de cunho acadêmico, seja em pesquisa, seja no processo de ensino-aprendizado. Com foco na sustentabilidade econômica, construiu-se uma máquina com material estrutural reutilizado, além de software e hardware de código aberto. Para perceber as diferenças entre o modelo proposto e uma máquina industrial no que diz respeito à precisão dos movimentos, foram realizados testes de repetibilidade de trajeto, os quais demonstraram pouca dispersão nos resultados. Além de incentivar práticas sustentáveis, o projeto apresentou custo cinco vezes menor do que os valores praticados no mercado, demonstrando que essa tecnologia pode se difundir para diversas escolas, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de outros projetos a partir da tecnologia CNC.
Publiée
2020-08-03
Comment citer
Gomes, J. C. (2020). Construção de fresadora de baixo custo controlada computacionalmente, para aplicações didáticas. REVISTA EIXO, 9(2), 13-26. https://doi.org/10.19123/eixo.v9i2.663
Rubrique
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).