OFICINAS PEDAGÓGICAS: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A INOVAÇÃO E A CULTURA DIGITAL EM CURSOS ONLINE DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA (ESAF)
Résumé
O presente artigo versa a respeito dos resultados obtidos, ao longodos anos de 2015 a 2017, pelas realizações das oficinas pedagógicas para a elaboração de curso online na Escola de Administração Fazendária (Esaf). O objetivo de tais oficinas era consolidar coletivamente o planejamento de curso, por meio da apresentação de conhecimentos pedagógicos, primando pela inovação e a cultura digital de um curso nessa modalidade. Nesse contexto, a metodologia enquadra-se em uma abordagem mista de cunho descritivo.Références
______. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui
a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da
administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e
regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.
Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-
/2006/decreto/d5707.htm>. Acesso em: 10 abr. 2018.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. São Paulo: Editores
Associados, 1999.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília,
DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
KENSKI, Vani. vCampinas, SP: Papirus, 2007.
LÉVY, P. A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial?
São Paulo: Loyola, 1999.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do
ciberespaço. Trad. de Luiz Paulo Rouanet. 5.ed. São Paulo: Loyola,
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do
ciberespaço. Tradução de Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Loyola,
MACHADO, G. J. C. Onde estou? A presença social nos ambientes
virtuais de aprendizagem. Revista EDaPECI - Educação a Distância
e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 01, p. 18-
(2009).
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão
integrada. São Paulo: Thomson, 2007.
MORAN, J. M. Educação inovadora presencial e a distância. São
Paulo, SP: CA; USP, 2003.
PETTERS, Otto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo:
Unisinos, 2003.
SANTOS, Renata Maria dos; MACHADO, Glaucio José Couri. A
didática online: propostas e desafios. In: MACHADO, Gláucio
José Couri. Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios.
Aracaju: Virtus, 2010.
SANTOS, Edméa Oliveira. Ambientes virtuais de aprendizagem:
por autorias livre, plurais e gratuitas. In: Revista FAEBA, v.12, no.
, 2003.
SOBRAL, Maria Neide. Pedagogia online: discursos sobre
práticas educativas em ambientes virtuais de aprendizagem. In:
MACHADO, Gláucio José Couri. Educação e ciberespaço: estudos,
propostas e desafios. Aracaju: Virtus, 2010.
VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma
construção possível. 10 ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).