EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Résumé
O objetivo desse artigo é apresentar pontos de convergência emtorno da Educação a Distância na formação de jovens e adultos em umaperspectiva de inserção social, qualificação e capacitação. Procura-se discutir as características e os conceitos; o que versa a atual legislação e as conquistas e os desafios dessa modalidade. As conclusões sinalizam que a modalidade vem sendo institucionalizada, mostrando seu caráter inclusivo.Références
ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD
Brasil 2016. Relatório Analítico de Aprendizagem a Distância no
Brasil. Disponível em: <http://abed.org.br/censoead2016/Censo_
EAD_2016_portugues. pdf>. Acesso em: 12 de jan. 2018.
ALVES, J. R. M. Legislação em EaD. 2007. Disponível em:
www.abed.org.br/documentos/arquivodocumento.440.pdf>. Acesso
em: dez. 2017.
ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no
mundo. Disponível em:
PDF_Doc/Artigo_07.pdf>. Acesso em: ago. 2017.
ASSUMPÇÃO, C. M. O papel dos cursos livres na formação
continuada. Censo EAD Brasil. Relatório Analítico de Aprendizagem
a Distância no Brasil.2016 Disponível em: http://abed.org.br/
censoead2016/Censo_EAD_2016_portugues. pdf. Acesso em: dez.
BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C.C.A.; MACEDO, M. O método da
revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade.
v. 5, n. 11, p. 121-136. 2011. Disponível em:
org/gestaoesociedade/article/view/1220/906>. Acesso em: Jan. 2018;
¬¬BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta
o artigo 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que
estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial
da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 20 dez. 2005. Disponível
em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/
Decreto/ D5622.htm>. Acesso em: 12 jun. 2017.
______. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o
artigo 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece
as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da
República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 26 maio. 2017 e retificado
em 30.5.2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_
Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm#art24. Acesso em: 12 jun.
_______Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de
Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial
da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
CARLINI, M. M. D. G; MACHADO, M. R. C; AYROZA, C. M;
ANDRADE, E. M. de; RODRIGUES, A. S. dos. Metodologia em EaD.
IFPR: Curitiba. 2011.
GUIMARÃES, S. L. R. Educação Aberta e Flexível, um caminho
sem volta. Disponível em: <http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/
textos_ead/1469/2017/12/educacao_aberta_e_flexivel,_um_caminho_
sem_volta>. Acesso em: jan. 2017.
_______. A inovação na educação a distância: processos
administrativos, pedagógicos e tecnológicos. ABED - Associação
Brasileira de Educação a Distância. Censo EAD Brasil 2016. Relatório
Analítico de Aprendizagem a Distância no Brasil Disponível:
abed.org.br/censoead2016/Censo_EAD_2016_portugues. pdf>.
Acesso em: jan. de 2018.
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira. Censo da Educação Superior 2016 Notas Estatísticas.
Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/
revistaeixo.ifb.edu.br
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO
NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_
educacao_superior_2016.pdf. Acesso em: fev. 2018.
Instituto Federal de Brasília - IFB. III Fórum de Educação a Distância
(EaD), Edição 2014. Disponível em: <http://ead.ifb.edu.br/forumead>.
Acesso em: maio 2018.
KEEGAN, D. Foundations of distance education. 3a. ed. London and
New York: Routledge. 1996.
LEMOS, D. L. Curso Técnico. Informática para Internet. Ambientes
Virtuais de Ensino-Aprendizagem. Departamento de Educação a
Distância. IFSC, 2016.
LITTO, F. M. Censo EAD.BR 2016. ABED - Associação Brasileira
de Educação a Distância. Relatório Analítico de Aprendizagem a
Distância no Brasil. Disponível em:<http://abed.org.br/censoead2016/
Censo_EAD_2016_portugues. pdf>. Acesso em: jan. de 2018.
LIMA, M. de A; ALVES, M, N. O feedback e sua importância no
processo de tutoria a distância. Apostila Curso:Tutores para Educação
a Distância do IFSC. Disponível em: <http://www.ifsc.edu.br/ensino/
menu-cfead>. Acesso em: mar. 2016.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Planejando a Próxima Década
Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Ministério
da Educação / Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino
(MEC/ SASE), 2014. Disponível em:
pne_conhecendo_20_metas.pdf>. Acesso em: 15 fev. 2018.
MORAN, J. M. O que é educação a distância. Disponível em:
eca.usp.br/prof/moran/dist.htm>. Acesso em: mar, 2018.
MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão
integrada. São Paulo: Thomson, 2007.
MUGNOL, M. A educação a Distância no Brasil: conceitos e
fundamentos. Rev. Diálogo Educação, Curitiba, v. 9 n. 27, p. 335-
, maio/ago. 2009. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/
index.php/dialogo?dd1=2738&dd99=view&dd98=pb>. Acesso em:
nov. 2017.
NBR Entrevista. Educação a distância. Brasília, DF. Entrevistado:
Sérgio Freitas. Entrevistador: Ana Gabriella Sales. Programa
de TV do Governo Federal. Exibido em 04 fev. 2018;PRETI, O.
Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá : EdUFMT,
Disponível em: <http://uab.ufmt.br/uploads/pcientifica/
fundamentos_e_politicas.pdf>. Acesso em: jan. 2018.
__________. Educação a Distância: uma prática educativa
mediadora e mediatizada. Cuiabá:1996. Disponível em:
uft.br/pcientifica/ead_pratica_educativa.pdf>. Acesso em: dez. 2018.
PORTAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC - Atualizada
legislação que regulamenta Educação a Distância no país. Assessoria
de Comunicação Social: Disponível em: http://portal.mec.gov.br/
component/content/article?id=49321. Acesso em: nov. 2017.
VIANNEY, J. O caráter inclusivo da EaD. Associação Brasileira de
Educação a Distância - ABED. Censo EAD Brasil 2016. Relatório
Analítico de Aprendizagem a Distância no Brasil Disponível:
abed.org.br/censoead2016/Censo_EAD_2016_portugues. pdf>.
Acesso em: jan. 2018.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).