LEITE DERRAMADO, DE CHICO BUARQUE: “LEMBRANÇAS DE COISAS QUE AINDA NÃO ACONTECERAM” – ENTRE CONTINUIDADES E RUPTURAS DO REALISMO BRASILEIRO
Résumé
O objetivo central deste estudo é analisar o romance Leite Derramado, de Chico Buarque, enquanto obra realista inserida dentro da tradição brasileira. Considerando sua obra um reflexo artístico da vida (portanto espaço de reconhecimento do homem como humano, ao contrário do que é apresentado na vida cotidiana, uma sociedade fetichizada, estruturada na lógica do favor, em que o homem, diante de suas impossibilidades, passa a ser objeto do pró- prio homem), a investigação se sustentará na relação dialética entre o objeto (Brasil do século XIX/XX) e a sua construção formal.Références
ASSIS, Machado de. Obra completa. Organizada por Afrânio
Coutinho. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006, 3 v.
BASTOS, Hermenegildo. “O realismo e sua atualidade: sugestões
iniciais para um debate”. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL – O
Realismo e sua Atualidade: Estética, Ontologia e História, out. 2014,Brasília, UnB.
BUARQUE, Chico. Leite Derramado. São Paulo: Companhia das
Letras, 2009.
CANABARRO, Tânia. Memória social em Leite Derramado, de
Chico Buarque: uma alegoria da formação do Brasil moderno, 2014. 130 p. Tese de doutorado – Universidade Federal do Espírito Santo,Vitória-ES.
CANDIDO, Antonio. Crítica e Sociologia. In: Literatura e sociedade.
Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.
CASTELLO, José. Vazio que define o mundo. O Globo, 28 mar. 2009. Acesso em: 02 jan. 2017.
FIGUEIREDO, Eurídice. O racismo à brasileira: a escrita da memória em Leite Derramado, de Chico Buarque. In: Representações de etnicidade: perspectivas interamericanas de literatura e cultura. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2010.
LUKÁCS. Estética. La peculiaridad de lo estético. v. 2. Barcelona:
Grijalbo, 1965.
______. Marxismo e teoria da literatura. São Paulo: Expressão
Popular, 2010.
SCHWARZ, Roberto. Cetim Laranja sobre fundo escuro In: Martinha vs. Lucrécia: ensaios e entrevistas. São Paulo: Companhia das letras, 2002.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).