REDE DE COOPERAÇÃO E PROMOÇÃO DA FORMAÇÃO: REGIÃO METROPOLITANA DO PORTO, PORTUGAL
Résumé
Como resposta aos desafios lançados pelos ministros responsáveis pela área da educação e formação profissional da União Europeia e em sintonia com a estratégia traçada pela ANQEP, o presente estudo propõe um modelo organizacional que permita a criação e a gestão de uma rede de cooperação e promoção da formação e do emprego para a região metropolitana do Grande Porto. O objetivo geral desta rede assenta na aposta no emprego e no prosseguimento de estudos, com progressão na carreira e reforço da empregabilidade. Empresas, escolas, instituições privadas e públicas são stakeholders do processo e parte integrante do modelo desenhado. O modelo proposto parte da oferta das escolas que disponibilizam oferta profissionalizante na região, procurando, numa primeira fase, analisar e ajustar a oferta formativa disponibilizada por elas.Références
ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação). Trabalhar a empregabilidade. Newsletter ANQEP, n. 40, junho 2015. Disponível em: .
______. Educação de adultos: um direito ou uma obrigação? Mais-valias da Educação de Adultos. Newsletter ANQEP, n. 47, janeiro 2016. Disponível: .
CNAFE (Classificação Nacional das Áreas de Formação e Educação). Portaria n. 256/2005.
CONCLUSÕES DE RIGA. Prioridades Específicas para o Ensino e Formação Profissionais e para a Educação de Adultos até 2020. Declaration of the Ministers in charge of vocational education and training of EU Member States, Candidate Countries, European Economic Area Countries, Area Countries, 2015. Disponível em: <http://ec.europa.eu/education/policy/vocational-policy/doc/2015-riga-conclusions_en.pdf>.
DGES. Cursos de Especialização tecnológica. Direção Geral do Ensino Superior, 2016. Disponível em: <http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/OfertaFormativa/CET+no+Ensino+Superior.htm>.
DGEstE. Rede de Cursos Profissionais 2015/2016 – Rede para o ano letivo 2015/2016. Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, 2016. Disponível em: <http://www.dgeste.mec.pt/index.php/escolas/rede-de-oferta-formativa-20152016/>.
Education, Audiovisual and Culture Executive Agency. Adult Education and Training in Europe, Widening Access to Learning Opportunities, Eurydice Report, 2015. Text completed in February 2015. Disponível em: <http://eacea.ec.europa.eu/education/eurydice>.
OECD. Education at a Glance 2014: OECD Indicators, OECD Publishing. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1787/eag-2014-en>.
XUFRE SILVA, Gonçalo. Alinhar a qualificação com a empregabilidade, Inovação e Emprego, outubro-dezembro 2015.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).