UM OLHAR DESAFIANTE À PRÁTICA EDUCATIVA DE SURDOS COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO

  • Renata Damasceno Moura Universidade do Estado do Pará

Résumé

Esta pesquisa objetivou desenvolver uma análise teórica sobre a identificação de alunos surdos com altas habilidades e superdotação. Surgiu através da reflexão do Curso de Aperfeiçoamento em Altas Habilidades e Superdotação oferecido pelo Ministério da Educação e Secretaria de Diversidade e Inclusão/SECADI/IFPA. No transcorrer do curso buscamos identificar as características dos alunos surdos com altas habilidades e superdotação e realizar atividades práticas de pesquisa no Núcleo de Altas Habilidades da Escola Estadual Vilhena Alves. Busca-se através desta pesquisa analisar sobre a identificação do aluno surdo com altas habilidades/superdotação e as intervenções pedagógicas que têm no lúdico um instrumento indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho aponta para a necessidade de se articular propostas que oportunizem a construção de uma escola inclusiva,comprovar hipóteses de inclusão dos alunos surdos, dando ênfase às suas potencialidades. Conclui-se com a pesquisa que o lúdico favorece a criatividade, desenvolve às potencialidades dos alunos surdos com altas habilidades e superdotação.

Biographie de l'auteur

Renata Damasceno Moura, Universidade do Estado do Pará
Especialista em Psicologia Educacional com ênfase em Psicopedagogia Preventiva pela Universidade Estadual do Pará, Pós-graduação em ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e FORMAÇÃO DE TUTORES NA EaD PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA. Concluinte do Curso Especialização em Lingua Brasileira de Sinais na Inclusão( FIBRA).

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Publiée
2017-12-18
Comment citer
Moura, R. D. (2017). UM OLHAR DESAFIANTE À PRÁTICA EDUCATIVA DE SURDOS COM ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO. REVISTA EIXO, 6(3), 18-25. https://doi.org/10.19123/eixo.v6i3.340
Rubrique
ARTIGOS