ENSINO HÍBRIDO NO IFB: tendência ou possibilidade?

Résumé

Considerando o atual momento da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no que tange a realidade  das atividades pedagógicas após o contexto pandêmico da COVID-19, o presente estudo buscou verificar a intenção dos professores em aderir ao modelo de ensino híbrido, bem como entender os possíveis benefícios que as atividades on-line podem proporcionar no processo de ensino-aprendizagem. A análise dos resultados foi feita de forma descritivo-exploratória, e sugerem que será necessário um entendimento uniforme do que vem a ser o ensino híbrido, bem como os diversos modelos que podem ser aplicados. Os professores apontaram que um dos benefícios é uma maior diversificação das metodologias pedagógicas, tal como as metodologias ativas. Outra constatação foi que a adoção do ensino híbrido permitiria que os momentos presenciais fossem mais focados em atividades aplicadas e/ou de laboratório. Contudo, a implementação deste novo formato justifica-se apenas se proporcionar reais ganhos de competências e habilidades aos alunos.
Publiée
2023-07-26
Comment citer
Rosa de Mattos, A. H., & Sanches, K. L. (2023). ENSINO HÍBRIDO NO IFB: tendência ou possibilidade?. REVISTA EIXO, 12(2), 31-40. https://doi.org/10.19123/eixo.v12i2.1070
Rubrique
ARTIGOS