Direito do Consumidor: um olhar para e na Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Resumen
A realidade demonstra o dinamismo das relações de consumo e a vultuosidade de demandas enviadas para uma resolução pela via judicial, o que torna preocupante num ponto de vista social. Em contrapartida, comumente não se ensinam os direitos e deveres do cidadão no âmbito consumeristas no sistema público de educação, o que consequentemente pode gerar a falha (Defeito ou vício) no produto ou na prestação de serviço, muitas vezes de forma involuntária, entretanto, não se retira a responsabilização pelo fato de ter sido cometido sem intenção. Partindo deste cenário o objetivo do presente trabalho foi analisar por meio de revisão bibliográfica a relevância da presença do estudo do direito do consumidor nos cursos técnicos, principalmente naqueles que possuam um viés voltados para prestação de serviços, onde o egresso poderá ser responsabilizado por uma eventual falha na prestação de serviço. Nesse sentido, foi realizada a análise das demandas relativas a consumo no Poder Judiciário, bem como a relação jurídica do trabalho correlacionada ao direito do consumidor. Necessariamente os instrumentos normativos de regência da educação no Brasil foram visitados, principalmente para identificar o funcionamento atual da educação no país com relação ao direito do consumidor. Percebeu-se que o ensino de noções do direito do consumidor, aparentemente, poderá contribuir para uma melhor formação dos alunos dos cursos técnicos, principalmente para os que estão voltados para a prestação de serviço, visto que essa disciplina aborda tema e situações corriqueiras da vida cotidiana e imersa no exigente mercado de trabalho, e em um país com uma enorme quantidade de litígio envolvendo o direito do consumidor.
Publicado
2022-01-13
Cómo citar
Augusto dos Santos Brito, E., & Teles, R. F. (2022). Direito do Consumidor: um olhar para e na Educação Profissional, Científica e Tecnológica. REVISTA EIXO, 11(1), 47-57. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i1.918
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).