A comunicação pública vinculada à gestão escolar no Instituto Federal de Mato Grosso

Resumen

Este artigo refere-se a um recorte da pesquisa de mestrado “Uso de animação computacional para promoção do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais”[1] em que se busca abordar as concepções levantadas sobre a relação existente entre a comunicação pública e a gestão escolar no Instituto Federal de Mato Grosso e como elas são articuladas de modo a contribuir para o fortalecimento da instituição. Partindo da questão norteadora: como o Instituto Federal de Mato Grosso pode aprimorar a divulgação de seus cursos do Ensino Médio Integrado?, traçou-se uma metodologia voltada para a compreensão da relação entre comunicação e gestão, por meio de uma abordagem qualitativa, em que a revisão de literatura permitiu investigar os referenciais teóricos relacionados ao tema e a pesquisa documental sobre os Planos de Desenvolvimento Institucional do IFMT, dos quadriênios 2009–2014, 2014–2019 e 2019–2023, se debruçou sobre as ações constantes no planejamento do Instituto voltadas para tal fim. O estudo procurou entender o poder de transformação social dos Institutos Federais a partir dessa relação e evidenciou a presença de um processo contínuo de inclusão da comunicação na gestão das referidas instituições.   [1] Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva do Instituto Federal de Mato Grosso, aprovada em 10 de dezembro de 2020, a qual conferiu à autora 1 o título de mestra em Educação Profissional e Tecnológica.
Publicado
2021-12-06
Cómo citar
Laura Rodrigues da Silva, & Ed Wilson Tavares Ferreira. (2021). A comunicação pública vinculada à gestão escolar no Instituto Federal de Mato Grosso. REVISTA EIXO, 10(3), 61-71. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i3.895