A comunicação pública vinculada à gestão escolar no Instituto Federal de Mato Grosso
Abstract
Este artigo refere-se a um recorte da pesquisa de mestrado “Uso de animação computacional para promoção do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais”[1] em que se busca abordar as concepções levantadas sobre a relação existente entre a comunicação pública e a gestão escolar no Instituto Federal de Mato Grosso e como elas são articuladas de modo a contribuir para o fortalecimento da instituição. Partindo da questão norteadora: como o Instituto Federal de Mato Grosso pode aprimorar a divulgação de seus cursos do Ensino Médio Integrado?, traçou-se uma metodologia voltada para a compreensão da relação entre comunicação e gestão, por meio de uma abordagem qualitativa, em que a revisão de literatura permitiu investigar os referenciais teóricos relacionados ao tema e a pesquisa documental sobre os Planos de Desenvolvimento Institucional do IFMT, dos quadriênios 2009–2014, 2014–2019 e 2019–2023, se debruçou sobre as ações constantes no planejamento do Instituto voltadas para tal fim. O estudo procurou entender o poder de transformação social dos Institutos Federais a partir dessa relação e evidenciou a presença de um processo contínuo de inclusão da comunicação na gestão das referidas instituições. [1] Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva do Instituto Federal de Mato Grosso, aprovada em 10 de dezembro de 2020, a qual conferiu à autora 1 o título de mestra em Educação Profissional e Tecnológica.
Published
2021-12-06
How to Cite
Laura Rodrigues da Silva, & Ed Wilson Tavares Ferreira. (2021). A comunicação pública vinculada à gestão escolar no Instituto Federal de Mato Grosso. REVISTA EIXO, 10(3), 61-71. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i3.895
Section
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).