Avaliação da eficácia do mindfulness no tratamento das dores de cabeça: uma revisão sistemática
Resumen
As dores de cabeças estão entre as doenças mais incapacitantes do mundo e vários estudos avaliando intervenções farmacológicas e não-farmacológicas para estes quadros têm sido realizados. O objetivo do presente artigo foi avaliar, a partir de uma revisão sistemática, a eficácia do mindfulness no tratamento das dores de cabeça primárias. Para isto, uma busca nas bases de dados PubMed, Web of Science, Scopus e PsycINFO utilizando as palavras “mindfulness OR mind body OR mind-body” AND “Cognitive Therapy OR Cognitive behaviour therapy” AND “migraine OR headache” foi realizada. Ao final, foram selecionados seis ensaios clínicos que comparassem o mindfulness a um grupo controle ou outra modalidade de intervenção para análise final. A qualidade dos artigos também foi avaliada. Os estudos selecionados para a revisão apresentaram avaliação de diferentes dimensões da dor. Além disto, os estudos foram heterogêneos quanto aos protocolos de mindfulness escolhidos e a utilização dos instrumentos propostos. Em conclusão, apenas uma potencial eficácia do uso mindfulness no tratamento das dores de cabeça pode ser observada. Estudos futuros com amostras maiores e com delineamento mais fidedigno devem ser realizados a fim de confirmar estes achados.
Publicado
2021-12-06
Cómo citar
Larissa Alves de Lima, Catarina Nívea Bezerra Menezes, Cristiane von Werne Baes, Mariana Fortunata Donadon, & Brisa Burgos Dias Macedo. (2021). Avaliação da eficácia do mindfulness no tratamento das dores de cabeça: uma revisão sistemática. REVISTA EIXO, 10(3), 95-105. https://doi.org/10.19123/eixo.v10i3.893
Sección
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).