O ensino da literatura na perspectiva dos multiletramentos e da pedagogia da leitura
Resumen
Este trabalho visa, inicialmente, a discutir como é compreendida a pedagogia da leitura, sobretudo a aplicada à literatura, nas escolas, e avança no sentido de demonstrar os entraves que se observam em relação à leitura do texto poético. Para tanto discute-se o conceito de leitura, literatura clássica e de multiletramentos. Associada as dificuldades de ler literatura, destaca-se a tecnologia, que, aparentemente, parece ser uma concorrente, mas que pode se revelar uma aliada na formação do leitor, uma vez que os multiletramentos, conceito importante nesta reflexão, se constituem por meio das diversas linguagens, da multissemiose, bastante exploradas com os recursos tecnológicos. Assim apresenta-se uma estratégia de leitura e de escrita a partir do uso da tecnologia em que se torna evidente que essas habilidades são processos na construção do conhecimento do leitor, ou seja, demonstra-se que a tecnologia é uma ferramenta importante, nas sociedades atuais, para a atuação das pessoas no mundo, para as pessoas se revelarem multiletradas.
Publicado
2019-12-17
Cómo citar
Rosa Amélia Pereira da Silva. (2019). O ensino da literatura na perspectiva dos multiletramentos e da pedagogia da leitura. REVISTA EIXO, 8(2), 186-194. Recuperado a partir de https://arquivorevistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/782
Sección
ENSAIOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).