O ensino da literatura na perspectiva dos multiletramentos e da pedagogia da leitura

  • Rosa Amélia Pereira da Silva

Resumen

Este trabalho visa, inicialmente, a discutir como é compreendida a pedagogia da leitura, sobretudo a aplicada à literatura, nas escolas, e avança no sentido de demonstrar os entraves que se observam em relação à leitura do texto poético. Para tanto discute-se o conceito de leitura, literatura clássica e de multiletramentos. Associada as dificuldades de ler literatura, destaca-se a tecnologia, que, aparentemente, parece ser uma concorrente, mas que pode se revelar uma aliada na formação do leitor, uma vez que os multiletramentos, conceito importante nesta reflexão, se constituem por meio das diversas linguagens, da multissemiose, bastante exploradas com os recursos tecnológicos. Assim apresenta-se uma estratégia de leitura e de escrita a partir do uso da tecnologia em que se torna evidente que essas habilidades são processos na construção do conhecimento do leitor, ou seja, demonstra-se que a tecnologia é uma ferramenta importante, nas sociedades atuais, para a atuação das pessoas no mundo, para as pessoas se revelarem multiletradas.
Publicado
2019-12-17
Cómo citar
Rosa Amélia Pereira da Silva. (2019). O ensino da literatura na perspectiva dos multiletramentos e da pedagogia da leitura. REVISTA EIXO, 8(2), 186-194. Recuperado a partir de https://arquivorevistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/782
Sección
ENSAIOS

Artículos más leídos del mismo autor/a