A educação estético-musical e o desenvolvimento da musicalidade humana
Resumen
O presente texto busca elucidar o que seria uma educação estética em música, com base na teoria histórico-cultural de Lev Semionovich Vigotski. Para isso, em primeiro lugar, faz a devida crítica ao campo da educação musical como atividade escolarizada. Após, situa historicamente essa teoria e seu criador. Depois, traz a concepção de educação e desenvolvimento humano para Vigotski. Em seguida, discute as bases propostas pela teoria para tratar a arte. Por fim, posiciona a atividade musical no campo da educação estética e sua essência, que é o trabalho educativo para o desenvolvimento da musicalidade humana e indica as implicações que essa afirmação possui, como um pilar de uma educação estético-musical para o desenvolvimento humano em sua integralidade.
Publicado
2019-12-17
Cómo citar
Patrícia Lima Martins Pederiva. (2019). A educação estético-musical e o desenvolvimento da musicalidade humana. REVISTA EIXO, 8(2), 54-60. Recuperado a partir de https://arquivorevistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/775
Sección
DOSSIÊ 1
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