A pessoa surda e sua musicalidade: uma relação estética
Resumo
Este artigo tem por base a dissertação intitulada Modos de vivência da musicalidade da pessoa surda que teve como objetivo compreender como as pessoas surdas vivenciam sua musicalidade. Aqui apresentamos a relação estética dessas pessoas em seu encontro com a música. Para tanto, partimos do referencial teórico da perspectiva histórico-cultural que percebe o ser em sua unidade afeto intelecto e como ser de possibilidades, permitindo um olhar atento para as definições vigentes na educação musical quando pensada em relação as pessoas surdas.
Publicado
2019-12-17
Como Citar
Tatiane Ribeiro Morais de Paula, & Patrícia Lima Martins Pederiva. (2019). A pessoa surda e sua musicalidade: uma relação estética. REVISTA EIXO, 8(2), 61-68. Recuperado de https://arquivorevistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/776
Seção
DOSSIÊ 1
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista EIXO o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License até 5 anos após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).